Em comemoração ao Dia Mundial sem Tabaco ( 31/05 ), a CLINIVIVA promove no próximo dia 29/05/2008 a palestra "A DEPENDÊNCIA PSICOLÓGICA DO CIGARRO".
Horário: 18h
Inscrições: Gratuitas pelo fone (51) 3019.9630 ou via e-mail: cliniviva@via-rs.net
Coordenação: Psicóloga Fátima Müller
segunda-feira, 26 de maio de 2008
quinta-feira, 22 de maio de 2008
Exposição retrata vida de pessoas internadas em manicômios
Exposição de fotos e depoimentos sobre o impacto do Programa De Volta para Casa (PVC) foi aberta em Porto Alegre. A mostra expõe registros dos pacientes com transtornos mentais que tiveram longo período de internação psiquiátrica.
A exposição está montada em dois espaços – "Da Casa da Loucura" e "De Volta para Casa", mostrando a transição entre o modelo manicomial e a nova política de Saúde Mental do Sistema Único de Saúde. As fotos e relatos registram o cotidiano de 24 residências terapêuticas localizadas na cidade mineira de Barbacena, nas quais residem mais de 150 pessoas que ficaram anos internadas em instituições psiquiátricas.
Barbacena chegou a receber, no passado, a alcunha de "Cidade dos Loucos", em razão dos sete hospitais psiquiátricos que abrigou - três deles existentes até hoje, e tem muito desta memória preservada no Museu da Loucura. Mas a cidade também é apontada como exemplo de superação desse paradigma.No primeiro espaço da exposição -"Da Casa da Loucura"- o visitante terá uma idéia da dimensão do drama vivido pelas pessoas internadas no maior dos hospitais psiquiátricos de Barbacena, fundado no início do século XX e hoje administrado pela Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG).
Muitos dos internos assistiam à transferência de corpos de seus colegas para as salas de anatomina das faculdades de Medicina. Grande parte destas pessoas chegaram ao hospital ainda crianças, vindas de todo o Brasil apinhadas numa locomotiva que ficou conhecida como "Trem de Doido". E nunca mais viram suas famílias ou saíram de lá, chegando a ficar 60 anos internadas.
Já no segundo espaço da exposição -"De Volta para Casa" - o visitante vai poder conhecer o dia-a-dia de ex-moradores de hospitais psiquiátricos beneficiários do PVC, em especial, os retratos de João Gonçalves, Sebastiana Célia, Adelino Rodrigues e Sônia Costa, que ficaram de 29 a 37 anos internados. Eles são exemplos de pessoas que sofreram maus tratos e foram excluídos da sociedade, e que hoje partilham casas amplas e propõem soluções para a sua dinâmica e, pouco a pouco, retornam ao convívio social.
Os beneficiários do Programa De Volta para Casa recebem, mensalmente, auxílio reabilitação psicossocial no valor de R$ 240,00 para assistência, acompanhamento e integração social fora da unidade hospitalar. O benefício está previsto na lei federal nº 10.708/03, que instituiu o Programa há quatro anos. Atualmente, o PVC contempla 2987 pessoas. Além do auxílio, os beneficiários fazem tratamento nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do município.
Depois do lançamento em Brasília, a exposição já percorreu Maceió (AL), Aracajú (SE), Recife (PE), Barbacena (MG). Internacionalmente, a mostra ocupou por três meses as salas da Stony Brook University, em Nova York. A exposição foi organizada pela Coordenação da Área Técnica de Saúde Mental em parceria com a Coordenação Geral da Política Nacional de Humanização (HUMANIZASUS).
Os registros fotográficos são de autoria de Radilson Carlos Gomes que, no Ministério da Saúde, atua no HUMANIZASUS."Prova que a mudança do modelo de atenção aos portadores de transtornos mentais não apenas é possível e viável, como, de fato, é real e acontece", diz o livreto que deu origem à exposição, lançada em setembro do ano passado, no Palácio do Planalto. O PVC é símbolo da reforma psiquiátrica no Brasil.
Visite o site da Mostra Fotográfica do Programa De Volta Para Casa no endereço eletrônico: http://www.ccs.saude.gov.br/memoria%20da%20loucura/vpc/index.html
quinta-feira, 8 de maio de 2008
CRIANÇA GORDINHA NÃO É SINÔNIMO DE CRIANÇA SAUDÁVEL!
Devido a grande procura, iremos realizar uma nova data da palestra gratuita com a Nutriconista Elenice Oliveira.
Data: 14/05/2008 ( Quarta-feira )
Horário: 19h
Local: Cliniviva
Endereço: Rua 17 de Junho, 600. Menino Deus.
Inscrições gratuitas pelo fone (51) 3019.9630 ou via e-mail: cliniviva@via-rs.net
Data: 14/05/2008 ( Quarta-feira )
Horário: 19h
Local: Cliniviva
Endereço: Rua 17 de Junho, 600. Menino Deus.
Inscrições gratuitas pelo fone (51) 3019.9630 ou via e-mail: cliniviva@via-rs.net
Assinar:
Postagens (Atom)