quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

HOMOSSEXUALIDADE



Mesmo nos dias hoje, a homossexualidade é um assunto tabu para algumas pessoas, até porque, muitos ainda tem ideias preconceituosas sobre o assunto. Começamos dizendo que a homossexualidade não é “sem-vergonhice”, não é doença e também não é uma opção.

Desde 1973, a Associação Norte-Americana de Psiquiatria, retirou de seus manuais diagnósticos a homossexualidade como doença, por entender que a mesma, é um estilo de vida alternativo e não um transtorno patológico. Ser homossexual não é sem-vergonhice pois, muitos homossexuais sentem-se muito envergonhados de sua orientação sexual, talvez pelo medo da pressão social e por não poderem fazer nada para mudar isso. Também não é uma opção sexual, pois ninguém acorda pela manhã e decide “a partir de hoje vou ser homossexual”.

A verdade é que muitos homossexuais, se pudessem escolher, jamais o seriam porque ser “diferente” implica em um grande sofrimento psíquico. A homossexualidade é tão antiga quanto a própria sexualidade humana, e existem relatos feitos pelos sumérios de aproximadamente cinco mil anos, que versam sobre o assunto.

Acredito, que temos nos preocupado muito com uma “anomalia” que nada mais é do que um fenômeno constante desde o início da humanidade. Fenômeno esse bem aceito em determinadas épocas, como na Grécia antiga, onde os pupilos eram iniciados por seus mestres, intolerado como na Idade Média, onde a homossexualidade era vista como coisa do demônio e razoavelmente tolerado como nos dias de hoje. Não existe uma causa única que determine a orientação sexual, tanto homo quanto heterossexual.

Até hoje a ciência não sabe porque algumas pessoas nascem homossexuais, e muito se tem estudado sobre o assunto, biólogos, geneticistas, sociólogos e psicólogos encontraram caminhos úteis, porém nada definitivos pois cada indivíduo é único. A homossexualidade não é por si mesma uma patologia psíquica, mas isso não significa que os homossexuais, não possam ter sérios conflitos psíquicos, mas esses dependem mais da patologia do indivíduo do que da sua homossexualidade. Muitos homossexuais consultam com um psicólogo, mas raramente o fazem com o objetivo de modificar sua orientação sexual. Isso tudo pode ser entendido da seguinte maneira, por mais que uma pessoa heterossexual tentasse tornar-se homossexual ela não conseguiria, sendo que o contrário também é real. A realidade é uma só, ninguém tem culpa de ter nascido com uma orientação sexual diferente da grande maioria, nem por isso ela é mais ou menos normal que os outros. E como dizia “Freud”, ser homossexual certamente não é nenhuma vantagem, mas não é nada que cause vergonha, nenhum vício, nenhuma degradação ou doença.

- A homossexualidade é apenas uma variação das funções sexuais -

MARILUZ FONTANA

PSICÓLOGA - CRP 07/6567

Nenhum comentário: