quinta-feira, 20 de setembro de 2007




O volume 73 da coleção "Folha Explica" sintetiza os principais temas da obra do psicanalista Jacques Lacan (1901-81).

Autor reconhecidamente difícil, de poucos textos, redigidos em estilo elíptico, Lacan tinha tudo para ser esquecido. No entanto, suas idéias tornaram-se ponto de passagem obrigatório não apenas para os interessados na clínica psicanalítica, mas também para quem quer compreender a filosofia, a teoria social, a estética e a crítica da cultura no início do século 21. De onde vem a força dessas idéias? Como se desenvolveram? Para onde querem nos levar?
Com um diploma de médico-legista nas mãos, Lacan toma duas decisões quase simultâneas: inicia uma análise didática que lhe permitirá ser psicanalista e segue os cursos do filósofo russo Alexandre Kojève (1902- 1968) sobre a Fenomenologia do Espírito, de Hegel (1770-1831).
Em 1975, quando comentou a reedição de sua tese, Lacan dirá que resistiu durante tanto tempo à sua republicação: "porque a psicose paranóica e a personalidade não têm relações, pela simples razão de que são a mesma coisa".
Como o nome indica, a série "Folha Explica" ambiciona explicar os assuntos tratados e fazê-lo em um contexto brasileiro: cada livro oferece ao leitor condições não só para que fique bem informado, mas para que possa refletir sobre o tema, de uma perspectiva atual e consciente das circunstâncias do país.
O autor de "Lacan", Vladimir Safatle, é professor do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP) e também autor do livro "A Paixão do Negativo: Lacan e a Dialética".
R$ 17,90
*

Nenhum comentário: